Ao colocar um caminhão em uma via pública, a transportadora “sente na pele” a pressão dos custos. Além dos desembolsos com os pedágios, as licenças (AET's) participam da complexa cadeia de custos.
Conforme as legislações em vigor no Brasil (sejam federais/estaduais/municipais) um caminhão Transauto (do tipo cegonha/prancha/sider) necessita de uma gama de licenças para poder trafegar/circular pelas inúmeras rodovias do Brasil, ou seja:
Território nacional (regiões atendidas pela Transauto)
- AET's ( Autorização Especial de Transito ): ca. 40 licenças – cavalo trator;
- ITV ( Inspeção Técnica Veícular) – cavalo trator e equipamento – 02 documentos;
- CRLV ( Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo ) - cavalo trator e equipamento - 02 documentos;
MERCOSUL (países atendidos pela Transauto)
- ANTT (certidão de idoneidade): ca. 02 autorizações ( países envolvidos ) - cavalo trator e equipamento.
Ao todo um caminhão necessita de ca. 50 documentos para poder trafegar pelas inúmeras vias públicas do Brasil - estes que precisam ser renovados a cada doze meses.
Também observamos, uma enérgica fiscalização por parte da polícia rodoviária (federal/estadual). Eventuais irregularidades são penalizadas através de multa e/ou apreensão do equipamento.
Ressaltamos, ainda, a importância de se ter uma equipe dedicada para o gerenciamento dos documentos envolvidos, como também, um adequado suporte por parte de um grupo de despachantes. Estes gastos incrementam, ainda mais, os custos operacionais de uma transportadora.
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